NO AR!

Toca Brasil I Ed...

Com Nova Fm

Profissionais do Laticínio Lorenzo recebem formação para atuação como brigadistas

14 de Agosto de 2026 21:00

Profissionais do Laticínio Lorenzo participaram, nesta semana, de uma formação para atuação como Brigadista Orgânico Intermediário. A capacitação foi realizada nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, com duas turmas de trabalhadores. Cada grupo participou de dois dias de treinamento, reunindo atividades teóricas e práticas relacionadas à prevenção e ao atendimento de situações de emergência. A formação foi viabilizada por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

O curso teve como objetivo preparar profissionais da própria empresa para atuar de forma preventiva e também nas primeiras ações diante de ocorrências como princípios de incêndio, necessidade de abandono de área e situações que demandem primeiros socorros. O brigadista orgânico intermediário é um trabalhador da própria empresa, voluntário ou indicado para a função, que mantém normalmente suas atividades administrativas ou de produção, mas recebe capacitação específica para auxiliar na prevenção de riscos e na resposta inicial em casos de emergência.

Durante o treinamento, os participantes tiveram contato com conteúdos relacionados à teoria do fogo e métodos de extinção, além do manuseio correto de equipamentos utilizados no combate a incêndios, como extintores e hidrantes. A programação também contemplou técnicas de primeiros socorros e atendimento inicial às vítimas, procedimentos para abandono seguro das edificações e orientações relacionadas ao plano de emergência.

Em Santa Catarina, a formação de brigadistas segue as diretrizes estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), preparando os participantes para reconhecer situações de risco e adotar os primeiros procedimentos até a chegada de equipes especializadas, quando necessário.

Além de ampliar os conhecimentos dos trabalhadores, a capacitação contribui para fortalecer a cultura de prevenção dentro do ambiente de trabalho. A realização das duas turmas reforça a parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais, Senar e Faesc na oferta de capacitações que atendem demandas práticas das empresas e trabalhadores.

Fonte: Senar

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar