A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte promoveu, no sábado (28), o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A ação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) e contou com boa adesão da população, especialmente dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Todas as doses recebidas pelo município por meio da Regional de Saúde foram aplicadas ao longo do dia.
A vacina disponibilizada na campanha é do tipo trivalente, que protege contra três tipos de vírus da gripe considerados mais agressivos. Segundo a enfermeira e responsável técnica da UBS, Kelly Ullrich Antunes de Lima, a imunização é especialmente importante neste período do ano, já que o organismo leva cerca de 14 dias para desenvolver a proteção após a aplicação da dose. Mesmo com o avanço da vacinação, a enfermeira ressalta que a vacina não impede totalmente que a pessoa tenha gripe, mas reduz significativamente os riscos de agravamento da doença.
Após o Dia D, a campanha segue no município conforme a chegada de novas doses enviadas pela Regional de Saúde. A distribuição das vacinas ocorre de forma escalonada, com novos lotes sendo encaminhados semanalmente ao município. Segundo Kelly, já nesta semana a UBS recebeu mais 120 doses, que estão sendo disponibilizadas à população pertencente aos grupos prioritários. A imunização ocorre na sala de vacina da Unidade Básica de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Públicos prioritários
Nesta primeira fase da campanha, a vacinação está destinada a grupos com maior risco de complicações pela doença. Entre eles estão: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e puérperas; idosos; profissionais de saúde; pessoas com comorbidades, como diabetes, asma e cardiopatias; caminhoneiros; profissionais de segurança e salvamento. A expectativa da Secretaria de Saúde é que, conforme a ampliação do número de doses disponíveis, a vacinação seja estendida para outros públicos.
Ambiente de acolhimento
Além da vacinação, o Dia D também foi marcado por um ambiente de acolhimento e integração com a comunidade. Durante o sábado, foram disponibilizados brinquedos para as crianças, distribuição de pipoca e atividades recreativas. Quem compareceu para se vacinar também recebeu brindes oferecidos pela Secretaria de Saúde, como guarda-chuva ou protetor solar para os adultos, além de balões, doces e massinhas para as crianças.
Segundo Kelly, a iniciativa busca tornar o momento da vacinação mais leve e incentivar a participação da comunidade. “É um momento de cuidado com a saúde, mas também de acolhimento. Esses incentivos ajudam a mobilizar as pessoas e tornar a experiência mais agradável para todos”, observa.
Fonte: Ascom Prefeitura de Novo Horizonte
Recomendar correção