O município de Novo Horizonte recebeu, na terça-feira (24), a confirmação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil destinada ao custeio dos serviços da atenção primária à saúde. O recurso foi viabilizado pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB/SC) e anunciado durante encontro realizado no auditório da Prefeitura, com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Rogério Acácio Mascarello, além de lideranças locais.
O recurso foi destinado por meio de emenda individual ao Orçamento da União de 2026, voltada ao incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde para cumprimento de metas do Piso da Atenção Primária (PAP).
Mascarello explica que o recurso será aplicado no fortalecimento das ações de atenção básica, que representam a porta de entrada da população aos serviços públicos de saúde. A verba poderá ser utilizada para ampliar atendimentos e apoiar programas já desenvolvidos no município. Segundo ele, a emenda chega em um momento importante para garantir a continuidade e a ampliação de diversos serviços oferecidos à comunidade.
“Ele [recurso] vai ajudar no atendimento da população em consultas, exames e também em procedimentos que fazem parte dos programas que desenvolvemos, como saúde da mulher, saúde do homem, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e o cuidado com gestantes”, explica.
O secretário também destaca que parte dos atendimentos poderá ser realizada por meio de consórcios de saúde, ampliando o acesso da população a serviços especializados.
“Esse valor fortalece o trabalho da atenção primária e nos dá mais condições de atender melhor a população, inclusive com consultas, exames e cirurgias realizadas por meio dos consórcios que integramos”, afirma.
Fonte: Ascom Prefeitura de Novo Horizonte
Recomendar correção