NO AR!

Turma Da Nova

Com Josiel De Assis

Uma Batalha Após a Outra domina o Oscar 2026 com seis estatuetas; veja todos os vencedores

16 de Março de 2026 08:00

A 98ª edição do Oscar consagrou o drama Uma Batalha Após a Outra como o grande e indiscutível vencedor da noite com seis estatuetas. A aclamada produção levou a cobiçada categoria de Melhor Filme, superando fortes concorrentes de peso da indústria. O aclamado cineasta Paul Thomas Anderson também foi reconhecido com o prêmio de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. A obra ainda faturou os prêmios de Melhor Direção de Elenco e Montagem.

Nas disputas de atuação, o talento falou mais alto e rendeu momentos emocionantes no palco do prestigiado Dolby Theatre. Michael B. Jordan conquistou o cobiçado prêmio de Melhor Ator pelo seu poderoso desempenho no elogiado filme Pecadores. Já a estatueta de Melhor Atriz foi entregue a Jessie Buckley pela sua atuação incrivelmente tocante no drama Hamnet. O veterano Sean Penn levou a categoria de Ator Coadjuvante por Uma Batalha Após a Outra.

O sucesso de Pecadores e os prêmios técnicos
A acirrada disputa de Melhor Atriz Coadjuvante acabou premiando o talento de Amy Madigan pelo seu papel marcante no longa Armas. A obra Pecadores confirmou o seu imenso favoritismo prévio e terminou a noite de gala com quatro vitórias no total. Além da elogiada atuação principal, a produção garantiu as cobiçadas estatuetas de Melhor Roteiro Original, Trilha Sonora Original e Fotografia, consolidando-se como o segundo maior sucesso do evento.

Nas minuciosas categorias técnicas e visuais, a versão gótica de Frankenstein foi o grande destaque com três prêmios valiosos da Academia. A obra faturou as estatuetas de Melhor Figurino, Maquiagem e Penteado, e também Design de Produção. O prêmio de Melhores Efeitos Visuais foi entregue para a superprodução Avatar: Fogo e Cinzas, enquanto a imersiva engenharia sonora das pistas rendeu ao filme F1 a vitória na categoria de Melhor Som.

Animações, documentários e um raro empate
Na aguardada disputa de Melhor Filme Internacional, o Brasil infelizmente não levou a estatueta, que foi concedida ao emocionante Valor Sentimental. A estatueta principal de Animação ficou com Caçadoras de Demônios do KPop, que também faturou o prêmio de Melhor Canção Original com a música Golden. Entre as produções de não ficção, Senhor Ninguém Contra Putin faturou a categoria de Documentário, enquanto Todos os Quartos Vazios venceu como Curta Documentário.

A noite ainda registrou um raríssimo e emocionante empate na disputada categoria de Melhor Curta-Metragem em Live-Action. As curiosas obras Os Cantores e Duas Pessoas Trocando Saliva dividiram a honraria máxima da Academia após uma votação surpreendentemente apertada. Para completar a extensa lista de grandes vencedores da cerimônia, a delicada produção A Garota Que Chorava Pérolas levou para casa a estatueta de Melhor Curta Animado.

Fonte: Nos Bastidores

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar