NO AR!

Domingão da Nova

Com Nova Fm

HRO em Chapecó é referência em atendimento de alta complexidade na região Oeste de Santa Catarina

Saiba mais:

09 de Julho de 2024 20:00

Neste mês, comemora-se o Dia do Hospital, para celebrar essa data, traremos dados do segundo maior hospital de Santa Catarina, o Hospital Regional do Oeste (HRO), referência em atendimentos de média e alta complexidade. Administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Ferreira Vargas (ALVF), o HRO atende uma área que abrange mais de 130 municípios e 1,5 milhão de pessoas no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

Após contratação de nova empresa, HRO em Chapecó voltará a contar com serviço de transplante renal

Fundado em outubro de 1986, foi resultado da perseverança de profissionais da saúde, líderes comunitários e agentes políticos que buscavam um hospital moderno e equipado para procedimentos de maior complexidade na região oeste de Santa Catarina.

Administração

Desde 1997, o HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), que opera como prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e se dedica à filantropia em todas as suas formas, sendo uma entidade sem fins lucrativos comprometida com a excelência na gestão. Isso significa que os membros não recebem salários e suas empresas não podem prestar serviços para o hospital, ou seja, a gestão é 100% comunitária e voluntária.

O Hospital Regional do Oeste (HRO) é classificado como Porte V na Política Hospitalar Catarinense, sendo uma referência em saúde para todo o Estado de Santa Catarina. Essa classificação reafirma que a instituição está entre as que mais recebem repasses do Governo do Estado, por seu tamanho e abrangência.

Com a missão de proporcionar cuidado de qualidade, seguro e humanizado, temos algumas áreas de maior destaque:

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

O HRO é especializado no atendimento de urgências e emergências, incluindo casos como:

Urgência: casos que podem aguardar algumas horas sem risco grave, como fraturas sem comprometimento vascular e crises asmáticas controláveis.

Emergência: situações de risco iminente à vida ou com lesões graves que exigem atendimento imediato, como infartos, acidentes graves e hemorragias.

ALTA COMPLEXIDADE

O HRO oferece áreas de “alta complexidade”, o que significa que possuem estrutura, tecnologia e equipe especializada para atender desde os casos simples até os mais complexos dentro de suas especialidades. São elas:

⦁ Neurocirurgia e Neurologia

O setor de Neurocirurgia e Neurologia é especializado no tratamento de tumores cerebrais, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças da coluna vertebral. Ele atende pacientes em lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e casos urgentes encaminhados pelo pronto-socorro, garantindo acesso a tratamentos especializados e de alta complexidade. Para tumores cerebrais, o setor tem diagnóstico e tratamento com técnicas avançadas de neurocirurgia, focando na preservação da função neurológica.

Nos atendimentos emergenciais de AVCs atua com intervenções rápidas, como trombolise, tratamento para reverter as sequelas. Além disso, realiza o tratamento de condições como hérnias de disco e estenose espinhal, utilizando cirurgias minimamente invasivas e tradicionais. Realiza atendimentos de pacientes em lista de espera e tem resposta rápida a emergências neurológicas e neurocirúrgicas, com suporte do pronto-socorro 24 horas por dia.

Oncologia e Hematologia

A oncologia atende atualmente cerca de 130 municípios da região Oeste de Santa Catarina, sendo a especialidade de maior abrangência. Este setor é especializado em atendimentos oncológicos para adultos e crianças, contando com um quadro clínico diversificado, que inclui hematologistas, urologistas, mastologistas e oncologistas. Utilizando tecnologia de ponta e equipamentos modernos, o setor promove cirurgias mais precisas e tratamentos mais eficazes.

Ortopedia e traumatologia

O setor de ortopedia e traumatologia é referência para o atendimento de emergências ortopédicas, como fraturas, luxações, e traumas graves. Conta com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados em trauma. A área tem equipamentos avançados de diagnóstico por imagem, como raio-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para avaliação rápida e precisa. 

UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

As UTIs Adulto e Neonatal do HRO contam com uma infraestrutura de padrão internacional, tendo sido reconhecida com o Selo UTI Eficiente da AMIB e Epimed, que posicionou a UTI Adulto do HRO entre as 179 mais eficientes do Brasil.

Nova estrutura

A população do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), atualmente conta com uma nova estrutura, que amplia os serviços de saúde e melhora qualidade de atendimento para toda a região.

O novo prédio foi construído e localiza-se em anexo ao prédio existente, foi inaugurado em 2020, conta com oito andares e preste serviços de recepção, SAME, laboratórios, centro cirúrgico, hemodinâmica, ambulatório de quimioterapia e internação oncológica, UTI adulto Endovascular e Pediátrica.

Com uma trajetória dedicada ao atendimento de alta complexidade e à excelência em saúde, o Hospital Regional do Oeste (HRO) desempenha um papel crucial na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Sob a administração da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), o HRO reafirma seu compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade para toda a comunidade regional, fortalecendo sua posição como referência essencial na região.

Fonte: CLIC RDC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar