NO AR!

Nova Manhã

Com Daiane

Lucas Leiva anuncia aposentadoria por causa de problema cardíaco

Volante de 36 anos, que estava jogando no Grêmio, concedeu entrevista coletiva na sexta-feira.

18 de Março de 2023 11:00

Aos 36 anos, o volante Lucas Leiva anunciou a aposentadoria do futebol em uma entrevista coletiva na tarde da sexta-feira (17). O atleta, que estava jogando no Grêmio, teve recomendação médica para deixar de praticar atividades físicas de alta intensidade devido a um problema cardíaco.

A decisão foi tomada após uma série de exames cardiológicos e tratamentos realizados pelo jogador, que de acordo com o pronunciamento do médico Márcio Dornelles, foi diagnosticado com uma fibrose cicatricial no miocárdio - muito provável consequência de uma miocardite, inflamação do músculo do miocárdio do coração - detectado inicialmente nas avaliações da pré-temporada, em dezembro do ano passado.

“Terminamos de realizar na quinta-feira todos os exames cardiológicos e após avaliarmos essa fibrose, a importância e os riscos desta patologia junto de todos os especialistas, orientamos e recomendamos que o Lucas não continue com atividades físicas de alta performance, porque isso poderia trazer vários riscos para sua saúde”, destacou Dornelles, médico do Departamento de Ciência, Saúde e Performance do clube gaúcho.

Emocionado, Lucas Leiva comunicou que deixa os gramados oficialmente e agradeceu todo o apoio que recebeu nos últimos meses.

“Quero agradecer ao Grêmio por todo o apoio que recebi nesses três meses e desde quando voltei. Hoje estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil e acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Só tenho a agradecer realmente”.

O agora ex-jogador disse que estava encerrando a carreira onde gostaria, mas não da forma que gostaria.

“Tenho certeza de que o novo ciclo irá se iniciar de uma forma brilhante. Agradeço a paciência de todos. Eu tinha muita esperança que pudesse reverter, não foi o caso, mas também minha saúde vem em primeiro lugar”, completou.

O atleta também foi homenageado pelo Grêmio, recebendo das mãos do presidente Alberto Guerra uma camisa tricolor com o próprio nome e o número 8, que marcou o início de sua história no Tricolor.

“Quero te parabenizar por essa transparência. Tu teves uma carreira brilhante, de muito sucesso, uma carreira exitosa. Quando montamos nosso time, pensávamos muito nas tuas características e se hoje encantamos esse Brasil com o nosso meio-campo, me frustro em não poder te ver jogando também”.

Desde que diagnosticado em dezembro do ano passado, o atleta se manteve afastado das atividades físicas de alto rendimento por um período de três meses, sendo acompanhado e monitorado pela equipe médica do clube e pelos especialistas Leandro Zimermann e Ricardo Stein.

Fonte: OESTE MAIS

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar