NO AR!

Toca Brasil Espe...

Com Daiane

Com Cruzeiro confirmado, o que falta para o Grêmio também garantir o acesso

Tricolor pode confirmar subida para a Série A na 34ª rodada

23 de Setembro de 2022 08:35

A goleada de 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, na noite de quarta-feira (21), no Mineirão, confirmou matematicamente a presença do Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Em segundo lugar, o Grêmio também se aproxima de atingir uma pontuação que garanta o acesso. Com 53 pontos, o Tricolor tem atualmente oito de vantagem para o quinto colocado Londrina — que tem uma partida a menos (joga nesta sexta, contra a Ponte Preta).

Pela projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, o Grêmio tem atualmente 95,1% de chances de confirmar o acesso para a Série A. O Tricolor tem uma leve desvantagem para o Bahia, que ocupa o terceiro lugar, mas tem um jogo a menos (os nordestinos jogam no sábado, diante do Operário-PR). A projeção coloca a possibilidade de acesso dos baianos atualmente em 95,8%.

A UFMG estima que ao alcançar 61 pontos uma equipe tem probabilidade acima de 99% de garantir um lugar dentro do G-4. Restam apenas oito pontos para o Tricolor chegar a 61. Ou seja, duas vitórias e dois empates seriam suficiente restando ainda sete rodadas.
Essa conta feita pela UFMG coloca a margem de corte inferior ao projetado pelo Grêmio. Em sua apresentação, o técnico Rento Portaluppi revelou a meta de obter cinco vitórias para confirmar o acesso. Como já superou Vasco e Sport, restam ainda mais três vitórias dentro da projeção do clube. Assim, o Tricolor chegaria a 62, o que hoje o estudo da universidade aponta para 99,8% de chances de confirmar um lugar no G-4.

Acesso pode vir daqui a três rodadas*

Se vencer os próximos três jogos e chegar aos 62 pontos (um deles contra o Londrina, quinto colocado), o Grêmio poderá confirmar matematicamente o seu acesso na 34ª rodada. Para isso, o Tricolor precisará de uma combinação de resultados, confira:
1. Vasco: somar no máximo dois pontos até a 34ª rodada

2. Londrina: somar no máximo cinco pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)
3. Sport: somar no máximo sete pontos até a 34ª rodada

4. tuano: somar no máximo nove pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)
5. Ponte Preta: somar no máximo dez pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)

6. CRB: somar no máximo dez pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)
7. Criciúma: somar no máximo dez pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)

8. Tombense: somar no máximo dez pontos até a 34ª rodada (ainda tem quatro jogos até lá)
*É preciso que sete dessas oito combinações ocorram

Fonte: Gaúcha ZH

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar