NO AR!

Nova Manhã

Com Alex Junior

Comerciantes são autuados por venda de vinho falso feito com etanol no Paraná

Segundo a Polícia Civil, denúncia partiu de pessoas que passaram mal após consumirem a bebida. Rótulo tinha selos falsos de órgãos de fiscalização.

14 de Fevereiro de 2020 20:00

Cinco comerciantes foram autuados pela venda de vinho falso feito com etanol, em Curitiba. A informação foi repassada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (14).

De acordo com a polícia, a operação para descoberta das bebidas falsas aconteceu entre domingo (9) e quarta-feira (12) e contou com o apoio do Ministério da Agricultura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Vigilância Sanitária.

Segundo a Polícia Civil, a denúncia partiu de pessoas que consumiram a bebida e passaram mal.

"Uma amostra foi submetida a uma análise da UFPR, e o resultado confirmou que era uma bebida adulterada imitando um vinho, mas prejudicial à saúde do consumidor", afirmou o delegado Pedro Filipe Cruz Cardoso de Andrade.

De acordo com ele, as análises preliminares feitas pelo Departamento de Farmácia da universidade apontaram a presenta de etanol nas bebidas. As amostras também serão analisadas pelo Instituto de Criminalística da polícia.

"Essa bebida era vendida em pequenos comércios a um preço muito abaixo do mercado", afirmou Andrade.

Segundo o delegado, quatro comerciantes foram autuados por venda de bebida adulterada. De acordo com o delegado, eles afirmaram que não sabiam que o vinho era falso e feito com etanol.

Como os vendedores afirmaram não saber que a bebida era falsificada, eles assinaram um termo circunstanciado e foram liberados.

Um outro vendedor foi preso em flagrante por vender um termogênico proibido no Brasil, além das bebidas.

Investigação
Segundo a polícia, a investigação tenta identificar ainda quem produz a bebida.

O delegado informou que as informações de endereço e os selos de fiscalização contidos no rótulo do vinho eram falsos.

Fonte: G1 Paraná | Foto: Amanda Menezes/RPC

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar