NO AR!

Nova Manhã

Com Daiane

Veja como Raniel pode atuar no Santos de Jesualdo Ferreira

15 de Janeiro de 2020 14:25

Primeiro reforço do Santos para a temporada, o atacante Raniel, ex-São Paulo, foi contratado para ser mais uma opção para o setor ofensivo do Peixe.

A contratação de Raniel aconteceu com base nos números e dados do setor de análise de desempenho do clube, que já monitorava o atacante. O jogador foi envolvido em uma troca com o meia Vitor Bueno, que assinou novo contrato, válido por quatro temporadas, com o time da capital.

Em uma posição disputada, como Raniel pode agradar Jesualdo Ferreira e se encaixar no Peixe?

Abaixo, o GloboEsporte.com traz as principais características do jogador de 23 anos e mostra como ele pode ser aproveitado por Jesualdo no Santos.

Concorrência

Raniel chega ao Santos em definitivo para, a princípio, disputar posição com Eduardo Sasha, que viveu a melhor temporada da carreira em 2019, com 14 gols marcados. Além de Sasha, o Peixe conta com Kaio Jorge, aposta das categorias de base, e Uribe como opções para a posição de centroavante.

Estatísticas

Revelado pelo Santa Cruz-PE, o atacante foi emprestado para a equipe sub-20 do Cruzeiro em 2016. Com destaque nas atuações, Raniel foi rapidamente integrado ao elenco profissional e adquirido pelo time celeste. Pelo clube, foram 89 jogos, 16 gols marcados, dois títulos da Copa do Brasil (2017 e 2018) e dois títulos mineiros (2018 e 2019).

Em julho do ano passado, Raniel foi vendido ao São Paulo. Mas pelo clube da capital paulista o atacante não empolgou. Além da parte técnica, o jogador sofreu com uma amigdalite, em outubro. Em 14 jogos pelo Tricolor, Raniel marcou apenas um gol. Houve nove jogos em que o atacante não saiu do banco de reservas.

Como ele pode jogar

Raniel pode atuar nas três posições do ataque.

O técnico Jesualdo Ferreira já declarou ter preferência por utilizar o sistema de jogo 4-3-3, com "extremos goleadores", ao invés de um centroavante e dois pontas. O português gosta que os atacantes de beirada não só construam as jogadas, mas façam muito gols.

– Se efetivamente os três da frente forem dois extremos (pontas) puros e um atacante… Não é o ideal. Por que não é o ideal? Para mim, os três da frente precisam ser atacantes, que saibam jogar fora e também dentro da área. Exemplos: Lisandro López e Ricardo Quaresma – disse Jesualdo, em entrevista ao “Canal 11”, de Portugal.

Dessa forma, Raniel pode atuar nas três posições do ataque alvinegro. Em sua apresentação, o atacante disse que o técnico português já o tem testado em outras funções no ataque.

– Sabemos que todos os treinadores gostam de jogadores que atuam em mais de uma posição. O professor tem me testado na ponta direita e esquerda – falou o camisa 12 do Peixe.

Caso Jesualdo opte por colocar Raniel para jogar pelos lados, o time poderá aproveitar a boa velocidade e o arremate de média distância, principais características do atacante.

Outra opção é Raniel jogar centralizado, como um camisa 9 de ofício. Jogando na posição, o atacante foi destaque no Cruzeiro. Assim, disputaria a vaga com Eduardo Sasha, entre dois pontas.

Há também a possibilidade de Raniel atuar como um segundo atacante. A opção, inclusive, já tem sido testada por Jesualdo, segundo publicado pela "Gazeta Esportiva". Nesse cenário, o Santos jogaria em um 4-4-2, e o atacante atuaria ao lado de Eduardo Sasha – ou ainda Kaio Jorge, Uribe e até Derlis González.

Fonte: Globo Esporte

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar