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Hoje, 22 de Setembro de 2018

Comer, beber, malhar; saiba os melhores horários para tudo

12 de Janeiro de 2018 14:51

Melhor hora para enfrentar o leão do dia: entre 8 e 9 da manhã

Ir para a academia, fazer aquele trabalho da faculdade ou resolver as pendências burocráticas. Todo mundo tem uma ou outra tarefa pesada ou desgastante para realizar durante o dia e, nesse sentido, o período da manhã parece ser o ideal. Segundo o professor Simon Folkard, da Universidade de Gales, às 8h o corpo humano atinge seu pico de produção de cortisol, o hormônio relacionado ao stress.
Esse cortisol todo acaba aumentando os níveis de açúcar no sangue, nos dando energia para resolver tarefas mais difíceis e complicadas. O cortisol, quando não se apresenta em níveis muito altos, contribui também para que tenhamos determinação para começar e terminar uma tarefa, sem procrastinar.

Melhor hora para fazer compras: entre 10 e 11 da manhã

A regra geral é nunca fazer compras quando se está cansado e/ou com fome – isso todo mundo já sabe. O fato é que às 10 da matina o cérebro já está acordado há três horas, em média. Isso significa que o corpo está com altos níveis de energia, bem alimentado e preparado para tomar decisões certas e não precipitadas. Quando estamos com fome, não conseguimos comprar alimentos para a semana toda, por exemplo, e acabamos dando preferência para petiscos que possam saciar a vontade de comer instantaneamente.

Melhor hora para pedir um aumento: entre 11h e meio-dia

Se você sente que está na hora de conversar com seu chefe a respeito do seu salário, deixe para fazer isso perto da hora do almoço. A explicação para isso está no fato de que depois das 11 da manhã o corpo humano está em seu ápice de energia, garantindo concentração e foco. O horário é bom para que o funcionário consiga administrar uma possível resposta negativa e pensar em uma tréplica coerente. É uma boa hora também porque seu chefe provavelmente já terá resolvido os problemas mais urgentes do dia.

Melhor hora para almoçar: entre 1 e 2 da tarde

A questão aqui tem a ver com o funcionamento do sistema digestivo, que a essa altura do dia está muito bem. De acordo com a nutricionista Cath Collins, do St George’s Hospital, em Londres, nesse horário conseguimos digerir melhor o alimento e, de quebra, tendemos a não exagerar na hora de fazer o prato. Essa regrinha funciona melhor ainda para quem se lembra de comer pequenas porções várias vezes ao dia. O ideal é balancear as refeições de modo que o almoço seja rico em proteína – isso faz com que você tenha um aumento de energia. Refeições com muito carboidrato potencializam aquela sensação de cansaço depois do almoço. Entre os alimentos indicados para uma boa digestão estão o atum e as deliciosas castanhas-do-pará.

Melhor hora para praticar exercícios: entre 5 e 6 da tarde

“Estudos têm mostrado que a temperatura do corpo e outros parâmetros físicos atingem o pico ao final da tarde, garantindo músculos mais aquecidos e flexíveis”, disse o personal trainer Justin Way, em declaração. Way falou também que é nesse horário que o corpo fica mais resistente e ágil. Além disso, ao final do dia os níveis de cortisol estão mais baixos, o que é um bom negócio para o seu sistema imunológico. Quer mais um motivo para mudar seu horário na academia? Então saiba que mais de 80% dos recordes olímpicos do mundo foram quebrados ao final da tarde. Isso tudo sem falar no fato de que atividade física é uma boa maneira de você desestressar depois de um longo dia de trabalho.

Melhor hora para consumir bebidas alcoólicas: entre 6 da tarde e 8 da noite

Se a ideia é fazer um happy hour sem enfiar o pé na jaca e ficar bêbado, o ideal é beber nos horários indicados acima. Depois das 18h, o corpo está trabalhando mais lentamente, o que acaba fazendo com que o álcool chegue à corrente sanguínea sem pressa. Não significa, de forma alguma, que você pode beber todas e que vai se sentir bem e não ter ressaca. Essa dica é válida somente para quem vai tomar um ou dois drinks, com moderação. Na hora do almoço, por outro lado, evite consumir bebidas alcoólicas – a não ser, é claro, que você possa tirar um cochilo logo em seguida.

Melhor hora para dormir: entre 10 e 11 da noite

É nesse horário que seu corpo começa a produzir a melatonina, que induz o sono. Depois das 22h seu corpo terá uma produção realmente baixa de cortisol, seu coração estará em um ritmo adequado de batimentos e sua temperatura corporal será ideal para o sono.
Para melhorar a qualidade do sono, o ideal é não deitar logo depois de comer e evitar ler ou assistir à televisão. Quanto mais escuro estiver seu quarto, melhor. A escuridão potencializa a produção de melatonina, que, além de nos dar uma boa qualidade de sono, pode interromper a ação de substâncias causadoras de câncer.

E aí, será que sem perceber você já segue algum desses conselhos científicos? Como estão seus horários?

Fonte: Mega Curioso

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