NO AR!

Madrugada da Nov...

Nova Fm

Peça seu sucesso!

OUÇA AGORA!

Hoje, 25 de Novembro de 2017

Instabilidade atmosférica pode provocar temporais na região

14 de Novembro de 2017 14:47

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) adverte para a mudança significativa do tempo nos próximos dias no Sul do Brasil devido à configuração do Jato de Baixos Níveis (JBN), além da propagação de cavados em médios níveis e à intensa divergência do vento em altos níveis.

Entre a quinta-feira (16) e a noite de sábado (18) uma área de instabilidades, associadas ao escoamento do Jato de baixos Níveis (JBN), cavado em médios níveis e a intensa divergência em altitude, se formarão em áreas do centro e oeste de Santa Catarina e do Paraná, noroeste do Rio Grande do Sul e sul do Mato Grosso do Sul.

 Essas áreas de instabilidades deverão provocar tempo severo nas localidades citadas acima, associadas a queda de granizo, rajadas de vento e acumulados pontuais de precipitação. No sábado, a chegada de uma frente fria ajudará a instabilizar ainda mais nessas localidades. Entre o domingo (19) e segunda-feira (20) a frente fria se deslocará para a Região Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia, também trazendo grandes volumes de precipitação.

Tudo isso dará suporte à organização de células de temporal, que terão início já na quinta-feira (16), sobre a Argentina e Paraguai e com deslocamento para o oeste da Região Sul, inicialmente.

O órgão prevê a possibilidade de temporais com aguaceiros, granizo, raios e ventos fortes, o que pode gerar impacto à população, com danos materiais, principalmente.

Com a passagem de uma frente fria na sequência, a banda de nebulosidade e chuva avançará até o estado de Rondônia na segunda-feira (20), quando haverá suporte dinâmico à formação de um novo evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Desta vez mais ao sul do evento atual, e que proporcionará chuvas acumulativas entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo, com posterior deslocamento para Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nos próximos sete dias, modelos numéricos indicam taxas acumulativas de precipitação superior a 100 milímetros em vários pontos.

Clima em São Lourenço do Oeste

Para esta terça-feira (14) e para o feriado desta quarta-feira (15), há predominância de sol no município com as temperaturas elevadas, podendo chegar à casa dos 30ºC. Já na quinta-feira (16), há possibilidade de variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde. Na sexta-feira (17), há possibilidade de  chuvas locais que podem vir  forte com acumulados pontuais que podem vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento fortes e granizo eventual.

Para o domingo (19), há previsão de muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia.

Fonte: CPTC/INPE / NOVA FM

Recomendar correção

CORREÇÕES

voltar